sábado, 27 de março de 2010

E se a Campanha da Fraternidade se chamasse Campanha da Conversão?


            Essa não é primeira vez que abordo esse tema nas minhas postagens, não me cansarei de falar, uma vez que todo ano a mesma realidade se repete, o sentido verdadeiro da Quaresma é deturpado e desvirtuado por uma campanha que pode até fazer um certo bem para a sociedade, mas que pouco tem feito nas almas dos fiéis que precisam encontrar na Quaresma um tempo favorável de conversão, oração, jejum e penitência. Este tem é acima de tudo um tempo para se falar e pensar em realidades do Céu e não em temas secularizados e que, em muitos casos, camuflam certas intenções comunistas.


            Aqui na blogsfera, eu não sou o primeiro nem serei o último a me manifestar a respeito da CF, já li bons artigos e vi bons vídeos que fazem uma leitura crítica que eu chegam a conclusões terríveis a respeito de tal campanha. Destaco os seguintes:
·         Campanha da Fraternidade converte?
·         O Materialismo da Campanha da Fraternidade.
·         Artigo do Puggina: Erros da Campanha da Fraternidade.
            Os apelos e exortações quaresmais já começam na Quarta-Feira de Cinzas, onde somos convidados a rasgar nossos corações e não nos vestes, a nos converter, a crermos no Evangelho, a lembrarmos de que somos pó e para pó nós voltaremos. Esses apelos são, em muitos casos, deixados em segundo plano, uma vez que o tema subjetivo, fraco e nada espiritual da CF passa a ocupar um lugar de destaque na celebração, isso repete em todas as outras celebrações dominicais até a Missa do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, onde sempre tem alguém para te lembrar: “Hoje é o dia da Coleta Nacional. Trouxe o dinheiro?” Que tristeza ver o dinheiro ocupando um lugar tão importante na cabeça das pessoas no dia que somos convidados a celebrar a entrada triunfal de Nosso Senhor em Jerusalém e sua Paixão e Morte de Cruz. Também não são rara as vezes que ouvimos o Hino da CF ser executado em pleno o Tríduo Pascal, mesmo depois de encerrada a campanha continua fazendo um efeito negativo na Igreja.


            Diretório da Liturgia de 2007, na página 63 diz: “A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove, todos os anos, durante a Quaresma e Semana Santa, a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade principal é promover a evangelização entre os fiéis” e o Senhor nos diz em Mt 7,17.20: “Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. Pelos seus frutos os conhecereis.” A partir disso nos vem à pergunta: Que frutos essa campanha tem dado para evangelização dos fiéis?


            Sonho com o dia em que os padres vão obedecer ao Papa e respeitar a Liturgia, os bispos vão cumprir de fato com sua missão profética, que os leigos vão tomar consciência de sua missão e cooperar com os pastores, o dia em que utopia comunista - repudio a ideia de chamar isso de teologia - vai perder força dentro da e Igreja e que “Campanha da Fraternidade” vai se chamar Campanha da Conversão.


Para citar este artigo:


SILVA, Igor Ramon. E se a Campanha da Fraternidade se chamasse Campanha da Conversão? In: <http://perecclesiaeunitate.blogspot.com/> 27.03.2010


Igor Ramon tem 19 anos, é acadêmico do Curso de Graduação em Administração pela Faculdade Mater Christi,  faz parte Renovação Carismática Católica da Diocese de Mossoró a 4 anos, onde exerce Ministério de Pregação e Formação, é coordenador diocesano do Ministério de Liturgia desse movimento, junto com alguns amigos se dedica ao estudo, ainda que informal, da Doutrina da Igreja, em especial no que diz respeito a Sagrada Liturgia, também se dedica a edição e publicação de artigos em blogs.

Um comentário:

  1. gostei do termo "Campanha da Conversão". a CF é baboseira demais pra um tempo liturgico tão rico, forte e representativo como é a quaresma. se pelo menos fosse enfatizado no tempo comum seria menos mal. qd li: Hoje é o dia da Coleta Nacional. Trouxe o dinheiro?” logo me lembrei do tema da CF desse ano. É até ironico: não podeis servir aa Deus e ao dinheiro. esses resquícios de TL são pior do que nodoa de cajú rsrsrsr mas a igreja ja limpou manchas mais feias que tentaram colocar nas vestes da Santa Madre!

    ResponderExcluir