sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Coisas que o clero deve ouvir no Ano Sacerdotal - III

Retiro para sacerdotes.

Não poderia deixar de recomendar aos meus leitores essas excelentes palestras de autoria do Pe. Paulo Ricardo.

As pregações deste retiro foram feitas tendo em vista a finalidade do Ano Sacerdotal (2009-2010), que segundo o próprio Papa Bento XVI é a de ‘de favorecer a tensão dos sacerdotes para a perfeição espiritual da qual, sobretudo, depende a eficácia do seu ministério tensão espiritual’.

01 – Exame de Consciência


Clique aqui para fazer o download deste audio – 01 – Exame de Consciência

02 – Mistério Pascal e Sacerdócio

Clique aqui para fazer o download deste audio – 02 – Mistério Pascal e Sacerdócio

03 – Sacerdote e Palavra de Deus

Clique aqui para fazer o download deste audio – 03 – Sacerdote e Palavra de Deus

04 – Sacerdote e Sacrifício Eucarístico

Clique aqui para fazer o download deste audio – 04 – Sacerdote e Sacrifício Eucarístico

05 – Celibato e amor doente

Clique aqui para fazer o download deste audio – 05 – Celibato e amor doente

06 – Celibato e amor de amizade

Clique aqui para fazer o download deste audio – 06 – Celibato e amor de amizade


Padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior pertence ao clero da Arquidiocese de Cuiabá, é reitor do Seminário Cristo Rei, de Cuiabá e assistente eclesiastico da Comunidade Família de Nazaré. Nasceu no dia 7 de novembro de 1967 e foi ordenado sacerdote no dia 14 de junho de 1992, pelo Papa João Paulo II. É bacharel em teologia e mestre em direito canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma).
Leciona nos cursos de Filosofia e Teologia, além de servir à Câmara Eclesiástica de Cuiabá, à Paróquia Nossa Senhora das Dores (Barão de Melgaço – MT) e ao Sínodo Arquidiocesano de Cuiabá. Em 2002, a Santa Sé o nomeou consultor da Congregação do Clero, em assuntos de catequese.

Um comentário:

  1. Bom dia.
    Caro Igor Ramon, falta aqui o ponto 7 do mesmo retiro:
    http://www.padrepauloricardo.org/site/?p=330

    Fui ao site Christo Nihil Praeponere e retirei tudo o que ao retiro diz respeito, para o Igor poder verificar que se trata do mesmo.

    07 – Retiro para sacerdotes: Fidelidade do sacerdote
    A carta aos Hebreus apresenta duas características básicas do sacerdote: misericórdia e fidelidade. O lema do ano sacerdotal nos recorda esta realidade: Fidelidade de Cristo – Fidelidade do sacerdote. O amor-fidelidade de Deus elege homens que, na sua fragilidade, recebem a graça de ser ícone-sacramento deste amor.

    Clique aqui para fazer o download deste áudio – 07 – Fidelidade do Sacerdote

    Ver mais ›
    06 – Retiro para sacerdotes: Celibato e amor de amizade
    Santo Tomás de Aquino classificou a amizade como um dos tipos de amor-caridade. A amizade, quando verdadeira, é oposta ao amor-concupiscência e em nada contradiz o celibato sacerdotal. Podemos ver na constituição do grupo dos Doze uma vontade manifesta de Jesus de que seus apóstolos fossem um grupo de amigos. Amigos chamados a estar com Jesus e enviados de dois em dois. O primeiro presbitério.

    Clique aqui para fazer o download deste áudio – 06 – Celibato e amor de amizade


    Ver mais ›
    05 – Retiro para sacerdotes: Celibato e amor doente
    O celibatário é alguém que ama, mas sem possuir nem ser possuído. É uma graça concedida por Deus àqueles que elegeu. Mas, a partir do Pecado Original, a nossa capacidade de amar ficou marcada pela desordem. Também o celibatário deve estar consciente de suas tendências idolátricas.

    Clique aqui para fazer o download deste áudio – 05 – Celibato e amor doente


    Ver mais ›
    04 – Retiro para sacerdotes: Sacerdote e sacrifício eucarístico
    “Isto é meu corpo que é dado por vós”. A livre entrega de si realizada na cruz é antecipada por Jesus na Última Ceia. Não há, portanto, como negar o caráter sacrifical da Eucaristia. O sacerdote celebrante da Eucaristia também deve se entregar em tudo, até mesmo na pobreza de não possuir uma Missa “pessoal”. Ao receber a Liturgia da tradição da Igreja o Sacerdote se retira do centro, para respalndecer o mistério de Cristo.

    Clique aqui para fazer o download deste áudio – 04 – Sacerdote e Sacrifício Eucarístico


    Ver mais ›
    03 – Retiro para sacerdotes: Sacerdote e Palavra de Deus
    Ao se despedir dos presbíteros de Éfeso, São Paulo usa uma curiosa expressão: “entrego-vos à Palavra misericordiosa (de Deus)”, At 20,32. Em primeiro lugar, não é o sacerdote que deve cuidar da Palavra de Deus, mas é a própria Palavra quem deve cuidar do sacerdote. A lectio divina, meditação assídua e orante das Escrituras, é uma das colunas fundamentais da espiritualidade sacerdotal.

    Clique aqui para fazer o download deste áudio – 03 – Sacerdote e Palavra de Deus


    Ver mais ›
    02 – Retiro para sacerdotes: Mistério pascal e sacerdócio
    A teologia liberal evita chamar o presbítero de sacerdote. O Papa Bento XVI, por sua vez, convoca a Igreja inteira para um ano “sacerdotal”. Negar o título de sacerdote ao bispo e ao presbítero é perder a identidade de seu ministério, profundamente arraigada no sacrifício do próprio Cristo, no mistério pascal.

    Clique aqui para fazer o download deste áudio – 02 – Mistério Pascal e Sacerdócio

    01 – Retiro para sacerdotes: Exame de consciência
    A pregação deste retiro foi feita tendo em vista a finalidade do Ano Sacerdotal (2009-2010), que segundo o próprio Papa Bento XVI é a de ‘de favorecer a tensão dos sacerdotes para a perfeição espiritual da qual, sobretudo, depende a eficácia do seu ministériotensão espiritual’. O testemunho pessoal do pregador tem o intuito de incentivar o ouvinte a que faça o seu próprio exame de consciência.

    Clique aqui para fazer o download deste áudio – 01 – Exame de Consciência



    O audio não dá para copiar desta maneira, claro.

    Em Cristo.

    A. Marques Ribeiro

    ResponderExcluir