quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Nota de Felecimento

Pouco mais de um mês depois do falecimento de Monsenhor Américo Simonetti, a Diocese de Mossoró informa o falecimento de Pe. Guido Tonelotto, SDB, 89,  pároco emérito da Paróquia de São José, que se deu hoje por volta das 9h30, em consequência de falência múltipla dos órgãos.. Ele estava internado desde o dia 29 de outubro último na UTI do Hospital da Unimed (Mossoró).


Pe. Guido Tonelotto, nasceu em Corcordia, província de Veneza, Italia, no dia 3 de fevereiro de 1920. Filho de José Tonelotto e da Costureira Maria Sandro, ambos naturais da Italia. De uma família de três irmãos, Guido entrou no seminário com 12 anos de idade, concluiu os estudos de filosofia e teologia no instituto Salesiano em Pádua, e, em 1948, foi ordenado padre pela Congregação Salesiana.
Chegou ao Brasil em 1955, para assumir a direção do Colégio Salesiano de Carpina - PE. Em 1958 foi enviado a região norte do país. Ali dirigiu o Colégio Salesiano de Belém e Manaus. Desempenhando seu ministério com zelo sacerdotal, pe. Guido foi convocado por seus superiores para retornar à Roma, onde dirigiu o Centro de Formação de Leigos para América Latina.
Convicto de sua paixão pelos pobres, especialmente, pelas crianças marginalizadas, volta para o Brasil em 1973. A convite de Dom Gentil, assume a paróquia de Martins em 1978. Quatro anos depois, transfere-se à paróquia de São José em Mossoró.
Sensível às crianças de rua, fez em pouco tempo, da sua casa, o aconchego das crianças abandonadas de Mossoró. Com um coração de Mãe, ele oferecia para elas, amor, comida, roupa, acompanhamento psicológico e atividade esportiva. Assim nascia o Projeto Esperança, a maior obra social voltada para os pobres daquela época. Há seis anos, Pe. Guido sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral)que o tirou de suas atividades pastorais.

O velório está acontecendo na Igreja de São José. Amanhã teremos Missa Requiem presidida pelo bispo diocesano, Dom Mariano Manzana, às 7h30, e em seguida cortejo para Cemitério São Sebastião. Pe. Guido será sepultado ao lado de Monsenhor Américo, na Capela do Cemitério.

V/. Requiem æternam dona ei Domine.
R/. Et lux perpetua luceat ei.
V/. Requiescat in pace.
R/. Amen.


Nenhum comentário:

Postar um comentário