sexta-feira, 6 de março de 2009

Solidariedade a Dom José Cardoso Sobrinho


Mal o meu blog começou e já tenho que ir em defesa de dois bispos.

Depois do que publiquei em defesa de Dom Aldo Pagotto, Arcebispo da Paraíba, venho mais uma vez defender um bispo católico legítimo, defensor da fé de moral católica. A vítima dessa vez é Dom José Cardoso Sobrinho, Arcebispo de Olinda e Recife. Não é de hoje que impressa quem fazer dele uma espécie de “símbolo da intransigência da Igreja Católica”.


É do conhecimento de todos, o lamentável caso de menina que era abusada sexualmente por seu padrasto, e que por consequência engravidou de gêmeos. A Igreja, assim como toda a sociedade, ficou perplexa com o fato. Mas não adiantava mais lamentar e sim tomar providências para proteger as vidas, da menina e dos gêmeos, que é o compromisso que a Igreja assume, a atitude de Dom Cardoso não poderia ser outra. Ele fez um manifesto público para evitar que a gestação – ainda que arriscada – fosse interrompida. Como já era de se esperar a Igreja não foi ouvida, Dom Cardoso taxado “disso e daquilo”, e o aborto não pôde ser evitado.

Não havendo mais nada a ser feito a não ser lamentar, Dom Cardoso num ato de caridade informou que a mãe da garota, o médicos que praticaram o aborto e demais pessoas a que consentiram, estavam sujeitas a excomunhão latae sententae, ou seja, automática, a partir do momento do ato, com está escrito no cânon 1398 do Código de Direito Canônico.

Mas o que imprensa vem publicando sobre o assunto?


A mídia, sobretudo a “toda poderosa” Globo, vem dizendo que Dom José Cardoso EXCOMUNGOU os médicos e parentes da criança. Veja a matéria completa no G1:
G1 - Arcebispo excomunga médicos e parentes de menina que fez aborto.
O que constitui uma inverdade, uma vez que o arcebispo não aplicou a excomunhão, apenas informou que tais pessoas estavam excomungadas por seu próprio ato. Houve quem dissesse que Dom José havia excomungado a gorota de 9 anos, outra inverdade, uma vez que menores de idade são considerados inputaveis pela Igreja.

Dom Cardoso concedeu uma entrevista ao Portal Canção Nova esclarecendo sua posição e a da Igreja sobre excomunhão, leiam:
Entrevista de Dom José Cardoso ao Portal Canção Nova

É óbvio que é muito mais interessante para imprensa escrever dizendo: “O bispo excomungou!”. Se escrevessem: “O direito canônico excomungou!”, eles não venderiam jornal algum. Mas por trás de tudo isso há uma espécie de conspiração contra Igreja, que vem não só da imprensa, mas de vários setores da sociedade. Até mesmo o Presidente da República, que se diz católico, se pronunciou dizendo que “neste ponto, a medicina estava mais certa que Igreja”. Francamente senhor Presidente.

Que nós católicos de fato, possamos seguir o exemplo desse Bispo profeta que é Dom José Cardoso Sobrinho, e sempre nos colocar em defesa da vida, mesmo que para isso tenhamos que ir contra todo o resto da sociedade. É a Verdade contra o mundo.

Salve Dom Pagotto!
Salve Dom Cardoso!
Viva o Santo Padre!

IGOR RAMON

Um comentário:

  1. O interessante sobre todo o ocorrido, esta justamente porque a Igreja defende a vida em todos os seus momentos e ela nunca negou isso. Ano passado, quando a campanha da Fraternidade estava com o tema sobre a Vida,(Escolhe, pois a Vida) foi muito enfocado essas questões em entrevistas e programas nacionais, que não podemos permitir abortos nem mesmo em casos de risco, pois acima de tudo estar à vida e ninguém pode tirá-la a não ser o Criador. E quando acontece esse fato todos se chocam como se a igreja estivesse enventando as coisa, se nao concordam com isso entao nao concordam com os mandamentos de Deus e ele esta acima de todo nome.

    ResponderExcluir