quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Solenidade e Austeridade


No último dia 6, XXIII Domingo do Tempo Comum, eu e aqueles que puderam se fazer presentes na Capela do Colégio Sagrado Coração de Maria, sob a responsabilidade das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras (e como são hospitaleiras essas irmãs), puderam ter um experiência diferente com a Liturgia da Santa Igreja: ficamos conhecendo o jeito beneditino de celebrar, que preza pela solenidade e ao mesmo tempo pela austeridade.

A Missa foi celebrada pelo nosso querido sacerdote Manoel Viera Guimarães Neto, Ir. Manoel ou simplesmente Pe. Guimarães, que por muito tempo foi pároco da Paróquia de São Manoel aqui na nossa Diocese de Mossoró e que há dois anos está à frente do projeto do Mosteiro da Santíssima Trindade, do qual os seus benfeitores eram a intenção principal dessa Santa Missa, que está sendo celebrada mensalmente.

O canto litúrgico encantou os presentes pela sua dignidade e simplicidade, da schola cantorum estava frente o grande Professor Josafá, que executou os cantos rituais (Kyrie,Gloria in excelsis, Sanctus e Agnus Dei) em Latim e os cantos processionais (Entrada, Ofertório Comunhão...) em vernáculo, cantos populares e não menos dignos.

Um capítulo a parte foi à belíssima homilia de Ir. Manoel, nos fazendo adentrar na riqueza das leituras que esse Domingo nos ofereceu, sobretudo no conselho de São Tiago a não fazermos acepção de pessoas e no poder do Jesus que cura, no Evangelho de São Marcos.

Poderia escrever mais um pouco, mas como meu tempo está curto, deixo o convite para que nos próximos meses, nos unamos em oração pela obra do Mosteiro e participemos dessa belíssima liturgia. Devo confessar que há muito tempo meu coração não se alegrava tanto numa Santa Missa - agradeço de maneira muito especial a Pe. Guimarães por ter me proporcionado essa grande alegria - , tenho certeza que o Deus também se alegrou.

Quando confirmadas, postarei aqui as datas da próximas Missas.

Pax.



Um comentário:

  1. Primeiro pedir perdão a Igor por ainda nao ter colaborado com esse belo blog!

    e enfim dizer que tambem estava presente na Missa celebrada pelo irmão Manoel, de forma Austera e Solene, pensava que nunca ia ter a oportunidade de participa de uma Missa assim,
    mas, tive a imensa alegria de ter participado de uma Liturgia Romana tão bem Celebrada!
    a Proxima Missa será no dia 11 de novembro, no mesmo local. espero que Nosso Senhor permita que mais uma vez estejamos lá!!!

    Pax Domini!

    Samuel Érico!

    ResponderExcluir