sexta-feira, 1 de maio de 2009

Benditas palavras do Cardeal CAÑIZARES: Sim à comunhão de joelhos.

Por Igor Ramon.

Palavras do Cardeal Antonio Cañizares Llovera, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos: "A comunhão de joelhos significa respeito de Deus, é o coração do homem que se prostra ante Aquele que o ama até fim. Estes são sinais, não se pode mudar por mudar, mas buscar todo sentido e superar à secularização do nosso mundo. Um dos objetivos da nossa Congregação é realizar nos próximos anos uma grande campanha de formação litúrgica."
Ecclesia Digital

"A comunhão de joelhos significa respeito de Deus...
A palavras do cardeal são um refrigério para alma daqueles que adoram Nosso Senhor no véu sacramental, e não têm dúvidas que a comunhão de joelhos é forma mais respeitosa e na boca é a forma mais digna de se receber o esse tão sublime Sacramento. Mesmo que o mundo tente nos convencer do contrário.

“...é o coração do homem que se prostra ante Aquele que o ama até fim.”
'Tendo [Jesus] amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.' (Jo 13,1) (Missale Romanum, Prex Eucaristica IV) Como retribuir a esse grande amor de Deus por nós expresso de modo claríssimo na Eucaristia? Interiormente, adorando Jesus em se coração. Exteriormente, colocando-se de joelhos, atitude corporal que expressa o culto de latria, dado somente a Deus.

“[...] Estes são sinais, não se pode mudar por mudar, mas buscar todo sentido e superar à secularização do nosso mundo.”
O palavra sacramento quer dizer sinal, e a Eucaristia, Sacramento por excelência, não é senão o sinal também por excelência. (Cf.: Jo 6,27) Logo não faz sentido – nem nos é permitido – 'mudar por mudar' o que por Deus foi instituído.
A busca pelo sentido autêntico, a qual se refere o Cardeal Cañizares, se apresenta como uma contrapartida à 'secularização', também referida por Sua Eminência, referência essa a qual tomo a liberdade de somar à dessacralização, redução de mistério e relativismo 'do nosso mundo'. Fruto de uma teologia litúrgica equivocada a qual somos chamados a combater junto com o Santo Padre o Papa Bento XVI, o Cardeal Cañizares, o Cardeal Arinze, o Monsenhor Nicola Bux o Pe. Roberto Lettieri e tantos outro profetas.

“[...] Um dos objetivos da nossa Congregação é realizar nos próximos anos uma grande campanha de formação litúrgica.”
Quanto a essa últimas e não menos benditas palavras do cardeal falam de um desafio que é urgente para Igreja no mundo: Salvar a Liturgia do mundo secular! E isso só pode ser feito através de um amplo e organizado movimento de formação litúrgica, que esta Congregação sem dúvida não está perdendo tempo em prepará-lo.
Concluo com as Palavras do amigo Rafael Vitola Brodbeck: “Sequestraram a liturgia! Precisamos de um amplo movimento para resgatá-la!”


Antonio Cañizares Cardeal Llovera é espanhol, arcebispo emérito de Toledo, na Espanha é conhecido como “pequeno-Ratzinger” por sua ortodoxia semelhante a do Santo Padre, desde de Dezembro de 2008 é Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina do Sacramentos.

Igor Ramon tem 18 anos, caminha na Renovação Carismática Católica da Diocese de Mossoró a 3 anos, onde desenvolve Ministério de Pregação e Formação, é vice-coordenador diocesano do Ministério de Liturgia desse movimento, junto com alguns amigos se dedica ao estudo, ainda que informal, da Doutrina da Igreja, em especial no que diz respeito a Sagrada Liturgia, ultimamente também tem se dedicado a edição e publicação de artigos em blogs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário