sábado, 10 de julho de 2010

O zelo pelo Tesouro da Igreja


Por Igor Ramon
 
O grande tesouro da Igreja se encerra no Santíssimo Sacramento, ela "vive da Eucaristia" (ECCLESIA DE EUCHARISTIA, 1), de fato não poderia ela viver de outra coisa, ela tem na Eucaristia sua fonte e seu fim. A palavra Igreja, per si, não faria sentido sem esse Sacramento da Unidade do qual surge todos os outros, nos seis outros sacramentos Deus está presente, na Eucaristia 'Deus É'. (Cf. Ex 3,14; Mt 26,26) Diante da grandeza desse 'Tão sublime Sacramento' seria um tanto redundante dizer que devemos ter por Ele o máximo de zelo e respeito, como afirma São João Crisóstomo "Se alguém perder uma partícula do corpo de Deus, é melhor perder uma parte do seu corpo", mas diante de uma humanidade perversa, incrédula e insensível a presença de Cristo, a Igreja precisa de maneira perene dar testemunho de sua fé nessa doce presença.
A Igreja vive hoje um tempo de muitos tormentos (Cf. Cat. 675-677), aos poucos o 'mistério da iniquidade' é desvendado (Cf. 2Ts 2,4-12), em meio a tanta apostasia, o Anticristo se manifesta principalmente através da perseguição a Santa Igreja e profanação ao seu Santíssimo Sacramento, não raramente ouvimos falar de Sacrários sendo abertos, o Pão Eucarístico sendo levado das Igrejas com fins sacrílegos, tantas comunhões indignas e não menos sacrílegas e tantos outros abusos que e tentam obscurecer majestade de Cristo. É preciso entender que a missão de zelar pelos divinos mistérios não é somente dos Pastores (entenda-se padres, bispos et cetera), mas que cada leigo deve ser um soldado no exército da Santa Igreja para impedir que Jesus seja, aqui na terra, despojado de sua glória celeste sublimemente manifestada no Santíssimo Sacramento.
 
Para citar este artigo:
SILVA, Igor Ramon. O zelo pelo Tesouro da Igreja. In: <http://perecclesiaeunitate.blogspot.com/> 10.07.2010
 
Igor Ramon tem 19 anos, é acadêmico do Curso de Graduação em Direito pela Faculdade Mater Christi, desde 2005 faz parte Renovação Carismática Católica da Diocese de Mossoró, onde exerce Ministério de Pregação e Formação, é coordenador diocesano do Ministério de Liturgia desse movimento, junto com alguns amigos se dedica ao estudo, ainda que informal, da Doutrina da Igreja, em especial no que diz respeito a Sagrada Liturgia, também se dedica a edição e publicação de artigos em blogs.