sexta-feira, 23 de abril de 2010

Catequese de Santo Irineu em tempos de perseguição: refrigério para a Igreja.


Em algum momento haveria de me expressar como colaborador desse blog tão produtivo, para a Santa Igreja. Como infiel servo de Deus, para começar minhas postagens com chave de ouro, trago as palavras de um grande homem que nos enriquecerá o amor eucarístico, diante de tanta perseguição que a Igreja sofre, somente o alimento da alma para nos manter firmes diante da grande tribulação, o texto é de Santo Irineu, proposto pela Liturgia das Horas de hoje no Oficio das Leituras.
Do Tratado contra as heresias, de Santo Irineu, bispo

(Lib. 5,2,2-3:SCh153,30-38)     (Séc.I)

A Eucaristia, penhor da ressurreição
 
Se não há salvação para a carne, também o Senhor não nos redimiu com o seu sangue. Sendo assim, nem o cálice da eucaristia é a comunhão do seu sangue nem o pão que partimos é a comunhão do seu corpo. O sangue, efetivamente, procede das veias, da carne, e do que pertence à substância humana. Essa substância, o Verbo de Deus assumiu-a em toda a sua realidade e por ela nos resgatou com o seu sangue, como afirma o Apóstolo: Pelo seu sangue, nós fomos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas (Ef 1,7).
Nós somos seus membros e nos alimentamos das coisas criadas que ele próprio nos dá, fazendo nascer o sol e cair a chuva segundo sua vontade. Por isso, o Senhor declara que o cálice, fruto da criação, é o seu sangue, que fortalece o nosso sangue; e o pão, fruto também da criação, é o seu corpo, que fortalece o nosso corpo.
Portanto, quando o cálice de vinho misturado com água e o pão natural recebem a palavra de Deus, transformam-se na eucaristia do sangue e do corpo de Cristo. São eles que alimentam e revigoram a substância de nossa carne. Como é possível negar que a carne é capaz de receber o dom de Deus, que é a vida eterna, essa carne que se alimenta com o sangue e o corpo de Cristo e se torna membro do seu corpo?
O santo Apóstolo diz na Carta aos Efésios: Nós somos membros do seu corpo (Ef 5,30), da sua carne e de seus ossos (cf. Gn 2,23); não é de um homem espiritual e invisível que ele fala – o espírito não tem carne nem ossos (cf. Lc 24,39) – mas sim do organismo verdadeiramente humano, que consta de carne, nervos e ossos, que se nutre com o cálice do seu sangue e se robustece com o pão que é seu corpo.
O ramo da videira plantado na terra, frutifica no devido tempo, e o grão de trigo, caído na terra e dissolvido, multiplica-se pelo Espírito de Deus que sustenta todas as coisas. Em seguida, pela arte da fabricação, são transformados para uso do homem. Recebendo a palavra de Deus, tornam-se a eucaristia, isto é,o corpo e o sangue de Cristo. Assim também os nossos corpos, alimentados pela eucaristia, depositados na terra e nela desintegrados, ressuscitarão a seu tempo, quando o Verbo de Deus lhes conceder a ressurreição para a glória do Pai. É ele que reveste com sua imortalidade o corpo mortal e dá gratuitamente a incorruptibilidade à carne corruptível. Porque é na fraqueza que se manifesta o poder de Deus.

Para citar este artigo:

SOUSA, Antônio Samuel Érico de. Catequese de Santo Irineu em tempos de perseguição: refrigério para a Igreja. In: <http://perecclesiaeunitate.blogspot.com/> 23.04.2010

Samuel Érico tem 20 anos, é acadêmico do Curso de Graduação em Administração pela Universidade Potiguar, a 6 anos teve uma experiência com Deus através da Renovação Carismática Católica, atualmente é membro da Comunidade Mariana Totus Tuus que tem como missão propagar no mundo verdadeira devoção a Santíssima Virgem, exerce os ministérios de Pregação e Formação, junto com alguns amigos se dedica ao estudo informal da Doutrina da Igreja, em especial no que diz respeito a Sagrada Liturgia e é co-editor deste blog.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Igreja é contigo, doce Cristo na terra!

Este blog vem pela primeira vez manifestar o seu repúdio a onda de perseguição difamatória contra Igreja, na pessoa do Vigário de Cristo. Sem ter muito a falar, transcrevo as palavras do Cardeal Sodano dirigidas a Sua Santidade, por ocasião do Domingo de Páscoa:

"A liturgia da Igreja convida-nos a uma santa alegria. Mesmo se cai a chuva nesta histórica praça, o sol resplandece nos nossos corações. Nós nos unimos a Vossa Santidade, rocha indefectível da santa Igreja de Cristo. A Vossa Santidade somos profundamente gratos por sua fortaleza de ânimo e pela coragem apostólica. Nós admiramos o seu grande amor e o modo como, com coração de pai, faz suas as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens, atualmente sobretudo dos pobres e dos sofredores.
Hoje, através de mim, toda a Igreja deseja augurar-lhe boa Páscoa. A Igreja está com Vossa Santidade, os cardeais, os seus colaboradores da Cúria romana, os irmãos bispos espalhados pelo mundo.
Particularmente com Vossa Santidade nestes dias estão os 400 mil sacerdotes que servem o Povo de Deus nas paróquias, nos oratórios, nas escolas, nos hospitais, nas forças armadas e nos numerosos outros ambientes, como também nas missões nas mais remotas partes do mundo.
Com Vossa Santidade está todo o Povo de Deus, que não se deixa impressionar por mexericos do momento e pelas provas que de vez em quando atingem a comunidade dos crentes.
Jesus havia dito: “No mundo tereis tribulações; mas tende coragem: eu venci o mundo!”
Padre Santo, nós procuraremos guardar suas palavras nesta Solenidade pascal e rezaremos por Vossa Santidade, para que o Senhor continue a sustentá-lo na sua missão a serviço da Igreja e do próprio mundo!
Feliz Páscoa, Padre Santo! A Igreja é contigo, doce Cristo na terra!"



Para citar este artigo:
SILVA, Igor Ramon. A Igreja é contigo, doce Cristo na terra. In: <http://perecclesiaeunitate.blogspot.com/> 09.04.2010

Angelo Cardeal Sodano nasceu em Isola d'Asti na Itália, aos 23 de novembro de 1927. É  Decano do Colégio Cardinalício.  Tendo sido Secretário para as Relações com os Estados e Secretário de Estado da Santa Sé.

Igor Ramon tem 19 anos, é acadêmico do Curso de Graduação em Administração pela Faculdade Mater Christi,  faz parte Renovação Carismática Católica da Diocese de Mossoró a 4 anos, onde exerce Ministério de Pregação e Formação, é coordenador diocesano do Ministério de Liturgia desse movimento, junto com alguns amigos se dedica ao estudo, ainda que informal, da Doutrina da Igreja, em especial no que diz respeito a Sagrada Liturgia, também se dedica a edição e publicação de artigos em blogs.

Polêmica: Igreja X Pedofilia

Nesses últimos dias, temos visto e ouvido nos diversos seguimentos da Imprensa, notícias sobre as atitudes desumanas de alguns padres católicos envovidos em casos de pedofilia, principalmente, no Continente europeu e nos Estados Unidos. O que é revoltante é a idéia de certos jornalistas feroz e anti-católicos quererem, a qualquer custo, difamar a Igreja Católica e, em especial, o Papa Bento XVI.

A situação dessa parte da imprensa descomprometida com a verdade chega a ser crítica quando ela não procura se ter uma visão mais verídica se ateando somente ao sensacionalismo, provocando polêmicas desnecessárias e atigindo diretamente a fé de muitos. Esses pseudos-jornalistas chegam ao seu limite quando noticiam casos ocorridos há mais de trinta anos e são relembrados como forma de originar escândalos, transpassando como se fossem ocorrências recentes, onde denúncias são tornadas públicas de forma leviana contra o Sumo Pontífice para tentar passar uma imagem de Criminoso, como se fosse ele o responsável por tais atos vergonhosos ou como se a Igreja Católica apoiasse os culpados.

Todos sabemos que a Pedofilia é algo moralmente inaceitável. O fato é que muitos que querem sustentar o seu emprego como “jornalista” deseja, ardentemente, confundir a Pessoa do Papa Bento XVI. Fazem, com isso, que a sua popularidade como Pastor supremo dos Cristãos caia por terra provocando uma visão errada aos olhos da pessoa, seja ela de que religião for.

Só para comprovar o descompromisso com a notícia “de fato” desses jornalistas medíocres, é interessante e louvável citarmos a belíssima Carta do Papa Bento XVI à população da Irlanda. Com esse ATO corajoso e cristão, Sua Santidade uniu o seu sofrimento com o das vítimas daquele país e pediu perdão pelos crimes cometidos por padres católicos. Mas a imprensa descomprometida não se aprofundou nessa dolorosa, mas valente, atitude do Pontífice.

Um jornalismo mais sério e responsável, ao contrário, deveria saudar a atitude do Santo Padre, que não hesitou em escrever uma carta plena de coragem e dignidade ao clero irlandês, condenando os abusadores naquele país, pedindo perdão às vítimas e esperando que a justiça cumpra o seu papel. A atitude corajosa do Sumo Pontífice nem de longe tem sido acompanhada pela maior parte dos jornalistas e dos críticos, incapazes de separar a visão anti-católica da verdade criminal.

O que essa parte da Imprensa quer é criar polêmica. E só se cria polêmica quando difama a Igreja Católica, a única instituição séria e capaz de dar uma resposta precisa sobre fé e moral. Se, realmente, estivessem cientes do que é JORNALISMO VERDADEIRO, eles noticiavam isso:

Na Alemanha foi comprovado que houve , desde 1995, 210 mil denúncias de abusos a menores. Dessas 210 mil, 300 envolveram de alguma forma padres católicos. Ou seja, menos de 0,2%.

Isso significa que, por serem poucos, esses casos devem ser minimizados? Longe disso. Já disse e repito: um único caso que seja de pedofilia é sempre vergonho e imperdoável.

O problema é que se está procurando partir de casos isolados para engrossar uma campanha de descrédito e de infâmia contra a Igreja Católica e seus dignitários, tornando mais profundo o difuso anti-catolicismo ocidental que já vai se tornando um dos inexplicáveis fenômenos do nosso tempo.

Nos Estados Unidos, onde as estatísticas têm mais credibilidade, já se constatou que a presença de pedófilos, é de duas a dez vezes mais alta entre os pastores protestantes do que entre os padres católicos. De qualquer forma, muito maior que o envolvimento de líderes religiosos (católicos ou protestantes) é, por exemplo, o de professores de ginástica e treinadores de equipes esportivas juvenis, muitos deles casados.

Da mesma forma, relatórios periódicos do governo norte-americano indicam que cerca de dois terços dos abusos sexuais contra crianças não vêm de estranhos ou de educadores, sejam eles padres ou pastores, mas de familiares – padrinhos, tios, primos, irmãos e, infelizmente, até pais, muitos deles também casados.

Esses dados vêm derrubar a opinião de alguns anti-católicos, que tentam atribuir ao celibato a causa do problema. Uma atitude mais séria e responsável recomendaria um estudo mais profundo para lhe descobrir as origens e criar no seio da sociedade os mecanismos capazes de preveni-lo. Exatamente o contrário do que tem sido feito, buscando-se cobrir de desonra a Igreja Católica, cuja doutrina abraça os melhores valores da nossa civilização.

E fiquemos cientes de que o Papa Bento XVI sempre agiu, e está agindo, com rigorosidade e justiça para com esses casos imorais, cuja nenhuma falsa acusação sem provas e argumentos irá abalá-lo.

Rezemos por mais uma difamação PASSSAGEIRA que estão fazendo contra a Igreja. É Passageira, pois bem sabemos que, contra a Igreja Católica, “…nem as portas do Inferno prevalecerão contra ela” (Mateus 16, 18).

E, claro, neste ano sacerdotal, supliquemos pelas almas desses padres que não honram a sua missão e pelos que tomam para si o exemplo de Cristo e cumpri o seu sacerdócio com santidade.


Retirado do Blog da Capela de Santo Antônio, a pedido do amigo Edmiray Bezerra.